4.
Abordagem e Tratamentos
​
A Terapia Cognitivo Comportamental é um sistema de psicoterapia que emergiu na década de 60, século XX. pelo norte-americano Dr. Aaron Beck, através de pesquisas científicas.
Trata-se de abordagem estruturada, breve e focada no problema atual do paciente e surgiu com o objetivo de corrigir os pensamentos distorcidos e aliviar os sintomas depressivos. Segundo Beck: “É um processo cooperativo de investigação empírica, testagem da realidade e resolução de problemas entre o terapeuta e o paciente”.
​
Nas últimas décadas a Terapia Cognitivo Comportamental tem apresentado enorme impacto sob o campo da saúde mental, devido a forte eficácia na compreensão e no tratamento de distúrbios emocionais e comportamentais.
​
Tratamentos> Distingue de outras formas de psicoterapia, em especial pelo curto e limitado tempo para eficácia comprovada através de estudos empíricos, em várias áreas de transtornos emocionais como: Depressão, Transtornos de Ansiedade (transtorno de ansiedade generalizada, fobias, pânico, hipocondria, transtorno obsessivo-compulsivo), Dependência Química, Transtornos Alimentares, Dificuldades interpessoais (terapia de casal e de família), Transtornos Psiquiátricos, etc., para pacientes de todas as faixas etárias tanto na modalidade individual quanto em grupo. A TCC ainda é indicada como coadjuvante no tratamento de transtornos orgânicos, e em intervenções nas áreas de educação, organizações e esportes.
​
​
​