São Paulo - Capital

Rua Padre Chico, 221 - Perdizes.

05008-010

Tel: +55 11 95346-1560

e-mail: psicomarjorie@hotmail.com

* Atendimento somente com hora marcada.

© 2023 by Marjorie Alencar. 

  • +55 11 95346-1560
  • psicomarjorie@hotmail.com
  • psicologa_marjorie
  • Rua Padre Chico, 221 - Perdizes SP

4.

Abordagem e Tratamentos

A Terapia Cognitivo Comportamental é um sistema de psicoterapia que emergiu na década de 60, século XX. pelo norte-americano Dr. Aaron Beck, através de pesquisas científicas.

Trata-se de abordagem estruturada, breve e focada no problema atual do paciente e surgiu com o objetivo de corrigir os pensamentos distorcidos e aliviar os sintomas depressivos. Segundo Beck: “É um processo cooperativo de investigação empírica, testagem da realidade e resolução de problemas entre o terapeuta e o paciente”.

Nas últimas décadas a Terapia Cognitivo Comportamental tem apresentado enorme impacto sob o campo da saúde mental, devido a forte eficácia na compreensão e no tratamento de distúrbios emocionais e comportamentais.

Tratamentos> Distingue de outras formas de psicoterapia, em especial pelo curto e limitado tempo para eficácia comprovada através de estudos empíricos, em várias áreas de transtornos emocionais como: Depressão, Transtornos de Ansiedade (transtorno de ansiedade generalizada, fobias, pânico, hipocondria, transtorno obsessivo-compulsivo), Dependência Química, Transtornos Alimentares, Dificuldades interpessoais (terapia de casal e de família), Transtornos Psiquiátricos, etc., para pacientes de todas as faixas etárias tanto na modalidade individual quanto em grupo. A TCC ainda é indicada como coadjuvante no tratamento de transtornos orgânicos, e em intervenções nas áreas de educação, organizações e esportes.