1.
Psicoterapia com Adolescentes
A adolescência normalmente é marcada por transformações, em especial pelas alterações hormonais e a busca pela própria identidade. É normal que a adolescência seja um período marcado por conflitos, e nem sempre se torna possível resolvê-los sozinho.
Não é preciso uma crise comportamental para ir em busca de auxílio. Trata-se de uma fase de encontro com o desenvolvimento e questionamentos em relação a todos os setores da vida, desde questões emocionais, corporais (mudanças) e preocupações relacionadas às cobranças e responsabilidades que o paciente irá enfrentar no futuro.
A adolescência reflete uma fase de revisão de tudo o que já foi aprendido e também a busca por confirmações de suas atitudes, em especial pelos círculos sociais onde o paciente está inserido. Na adolescência, as estruturas de personalidade ainda não estão completamente sedimentadas, neste sentido surgem possibilidades de novas alternativas para a mediação dos conflitos. Nesta etapa tudo pode ser modificado, assim o auxílio profissional sigiloso se faz necessário, devido aos fortes questionamentos que podem vir a gerar confusões e oscilações de comportamentos.